terça-feira, 15 de novembro de 2011

Além da Imaginação (Os projetos ousados e/ou incomuns na Fórmula Indy) Parte II

Apresento a seguir mais alguns projetos que se destacaram pela originalidade de suas linhas ou por inovações mecânicas - nem sempre muito competitivas - na história da Fórmula Indy.

Torpedo (ou Baleia ?)
Tucker Torpedo
Com sua imensa área frontal, ocupada por um belo motor desenvolvido por Henry Miller e patrocinado por Preston Tucker, famoso fabricante de veículos que levavam seu sobrenome, George Barringer competiu nas 500 Milhas de 1946 e 1947, sem muito sucesso (29o. e 25o., respectivamente).
Em 1947, batizou seu carro de Tucker Special.

Quase um Gran Turismo...
Sumar Special # 48
Com linhas elegantes, o Summar Special de 1955, fugia do conceito de rodas expostas para se aproximar do estilo predominante na categoria Esporte Protótipos. O cockpit com uma bolha de plexiglass seria uma solução muito útil para a proteção dos pilotos (e pesadelo para claustrófobos).
Este carro foi vetado para a Indy 500  daquele ano por estar em desacordo com as normas para a corrida.

Duas Vezes Porsche
Stein-Porsche 1966
Bill Cheesbourg pilotou em 1966 um dos projetos mais inusitados da história das 500 Milhas: Com dois propulsores Porsche montados nas extremidades do carro, o Stein-Porsche sequer conseguiu se alinhar para a largada naquele ano. Os irmãos Fittipaldi desenvolveram um Volkswagem Sedan em 1969 para corridas no Brasil. Coincidêrncia ou não, a caixa de marchas era de um Porsche...

Rente ao chão
Watson-Ford 1966
Este Watson-Ford, pilotado por Chuck Hulse em 1966, largou em oitavo e terminou a prova em vigésimo.
Na foto acima podemos perceber o quanto o carro era baixo - possivelmente devido a alterações na posição do  assento do piloto (o mais reclinado possível) em relação ao chassis.
O projeto de A. J. Watson inspirou, quase vinte anos depois, os 'carros-mísseis' Brabham BT-55, tristemente famosos pela morte trágica de Elio de Angelis em Paul Ricard.

Suspensão Líquida
MG Liquid Suspension Special
Um projeto inovador de suspensão a fluido, que substituia amortecedores e molas por um recipiente com solução líquida, conectando os dois eixos. Competiu nos anos de 1964 a 1969 de forma discreta. A famosa marca inglesa baseou a aerodinâmica deste modelo no Lotus 34 de Jim Clark, de motor traseiro.

Ao pesquisar sobre a história dos Indy Cars, me deparei com os peculiares modelos acima.
Caso encontre mais projetos incomuns, postarei aqui...


Nenhum comentário:

Postar um comentário