quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

A História dos IndyCars no Brasil - Primeira Parte

Um fato pouco divulgado: A primeira corrida com os IndyCars na América do Sul  não ocorreu no Brasil, mas na Argentina. Mais precisamente, no belo circuito oval de Rafaela, de 2,874 milhas (maior que as 2,5 milhas de Indianapolis), em 28 de fevereiro de 1971. 
Na verdade, a Rafaela Indy 300 foi a primeira prova oficial da USAC (como a categoria era denominada na época) fora dos Estados Unidos, em toda sua história. Isso voltaria a ocorrer apenas em 1977, com a inclusão de corridas no Canadá, que passaram a fazer parte das temporadas seguintes.
A etapa argentina foi disputada em duas baterias de 53 voltas, ambas vencidas pelo lendário Al Unser, a bordo de um Colt-Ford turbocomprimido. Contou com nomes como Johnny Rutherford, Gordon Johncock e Bobby Unser. A pole position foi obtida por Lloyd Ruby, com a média de 173,79 milhas por hora.

Para não dizer que o Brasil não fez parte desta histórica corrida, todos os carros e equipamentos vieram dos Estados Unidos  desembarcando em uma  Base Aérea no estado do Paraná, e seguiram  por  via terrestre até Rafaela...
Mais detalhes podem ser obtidos na página oficial do circuito de Rafaela: www.rafaela.com.ar/autodromo.php

Em 1996, vinte e cinco anos depois de Rafaela, os IndyCars voltam à América do Sul. A categoria antes gerida pela USAC, passou a ser administrada pela CART. Graças à  entendimentos com a Prefeitura do Rio de Janeiro, a rede de TV SBT (emissora oficial no Brasil na época)  e patrocinadores -  respaldados com o 'apoio moral' de Emerson Fittipaldi, piloto, entusiasta e articulador  junto à direção da CART, finalmente pôde ser realizada a primeira corrida da Indy em território nacional.
A escolha do local recaiu para o Autódromo de Jacarepaguá pois Interlagos, ao sediar o GP Brasil de F1, por questões 'políticas' não poderia sediar dois eventos de categorias concorrentes. Outros fatores muito relevantes para a decisão foram o inegável apelo turístico do Rio e o bom estado da pista de Jacarépaguá.
O circuito misto no Rio de Janeiro foi convertido num oval de características únicas, em formato de trapézio, utilizando seu anel externo, chamado de Circuto Oval Emerson Fittipaldi (ou Emerson Fittipaldi Speedway).

Denominada inicialmente IndyCar Rio 400,  contou com três edições de 400 milhas, durante os anos de 1996 a 1998. Em 1999 e 2000, como IndyCar Rio 200, teve sua distãncia reduzida à metade (200 milhas).
Com a crise na CART, que culminou na sua falência, a América do Sul só voltou a figurar no calendário da IndyCar em 2010, no circuito de rua na capital paulista, a São Paulo Indy 300.

É esta história que veremos a seguir, a história dos IndyCars no Brasil.

Largada da Rafaela Indy 300
Sob o Sol dos trópicos, improvisação...
O verdadeiro calor do Rio

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