segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Dan Wheldon (22/06/1978 - 16/10/2011)

Dan Wheldon, o vencedor da edição centenária das 500 Milhas de Indianápolis faleceu hoje, durante a etapa de Las Vegas, última prova da temporada 2011. Wheldon estava sem contrato para disputar toda a temporada e foi convidado pelo team Sam Schmidt para participar desta prova (o mesmo ocorreu na Indy 500, pela equipe de Brian Herta).
Daniel Clive Wheldon era britânico, casado e deixou dois filhos pequenos. Era amigo de vários pilotos, entre eles, Tony Kanaan, seriamente abalado pela tragédia.
Campeão da temporada 2005, Wheldon estava participando ativamente dos testes dos novos chassis Dallara para o próximo ano.

Não estava assistindo à prova - estou acostumado a assistir a reprise das corridas pelo BandSport, pois domingo é um dos poucos dias que toda a família está junta. Minha cunhada ligou e deu a notícia: "Morreu um piloto da Indy..." No infinito de um instante, passa um monte de coisas (desagradáveis) na cabeça da gente; corri para a internet.
Fiquei chocado com as imagens da ABC. As colisões, carros voando, labaredas. O carro de Wheldon decolou, girou no ar e caiu de ponta cabeça. Devido à velocidade, o santantônio não resistiu, provocando  a quebra do capacete do piloto inglês. Mesmo sendo atendido com rapidez e conduzido a um hospital ainda consciente, acabou falecendo em decorrência da gravidade das lesões.
Fiquei com uma sensação de vazio, tristeza e perplexidade. Claro que o fator risco sempre se faz presente no   esporte a motor, mas a gente nunca espera ver um acidente fatal. Desde 2006, com a terrível morte de Paul Dana nos treinos de  Homestead, a IndyCar não era abalada com uma tragédia - seja pela resistência dos carros, pela proteção passiva nos circuitos ou o rápido atendimento do pessoal de resgate.
Vai ser difícil dormir hoje... OK, a vida continua, amanhã é segunda e o 'show deve continuar'.

Descanse em Paz, Dan Wheldon. E que o Senhor conforte sua família.

Dan Wheldon e sua linda família após a vitória na Indy 500 centenária

Nenhum comentário:

Postar um comentário