segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

Os Pace Cars da Indy 500 - Uma história dentro da História (Parte II)

Nesta segunda parte, veremos os carros que representam as décadas de 1970 a 1990, a primeira década do século XXI e algumas curiosidades envolvendo a história dos pace cars da Indy 500.

1978 - Chevrolet Corvette - Pilotado por Jim Rathmann
Lançado em 1953, foi o primeiro carro esporte fabricado nos Estados Unidos. Atualmente na sexta geração, seu desenho foi constantemente evoluindo, ao sabor das preferências de mercado.
Este modelo, chamado Stingray, é um dos mais belos carros esportivos de todos os tempos.

1989 - Pontiac Trans Am GTA - Pilotado por Bobby Unser (Vencedor de 3 edições da Indy 500)
Famoso no mundo inteiro como "protagonista" do seriado de TV Knight Rider (A Super Máquina), o Pontiac Trans Am GTA marcou época com seu estilo marcante. As versões Trans Am já saiam de fábrica com um "pacote" de itens visando sobretudo maior estabilidade e performance. Foi descontinuado em 2002,  por questões comerciais, mas tem inúmeros fãs ao redor do globo, até hoje.

1996 - Dodge Viper - Pilotado por Robert A. Lutz (Presidente da Chrsyler)
Outro protagonista muito famoso, ao estrelar o filme de animação da Disney-Pixar,  Cars (Carros).
Fortemente inspirado num clássico esportivo americano, o AC Cobra, teve como um de seus idealizadores o próprio Carroll Shelby (criador dos famosos Cobra). Extremamente veloz e estável, era quase um carro de competição adaptado para trafegar nas ruas. Foi descontinuado em 2010, devido à crise mundial que afetou as montadoras americanas na metade da década.

2009 - Chevrolet Camaro SS - Pilotado por Josh Duhamel (Ator, protagonista de Transformers 2)
Das cinco vezes que o Camaro foi pace car da Indy 500, sem dúvidas podemos apontar este modelo prateado e vermelho como o mais bonito. Fabricado consecutivamente de 1967 a 2002,  foi relançado com sucesso pela GM em 2009. Helio Castroneves é dono de um destes modelos pela vitória nas 500 Milhas deste ano (pela tradição, é presenteado um pace car ao vencedor).  Sonho de consumo de muitos, o Camaro finalmente desde 2010 está sendo oficialmente vendido no Brasil. 


Curiosidades e fatos históricos
Pace PICK-UP
A única vez que tivemos uma pick-up como pace car (?) ocorreu na edição de 2003, com uma futurista  Chevrolet SSR. Pintada de roxo...

Também quero
A tradição de presentear o vencedor da Indy 500 com um pace car iniciou em 1936

O que é isso, Mr. Palmer ?
Em 1971 o Dodge Challenger pilotado por Eldon Palmer perdeu a direção e colidiu no stand destinado aos fotógrafos. A bordo estavam também o astronauta John Glenn (primeiro americano no espaço) e Tony Hulman, proprietário do circuito de Indianapolis. Vinte pessoas se feriram sem maior gravidade.

Mãe é mãe
Ao ver sua mãe admirando o Ford Thunderbird dourado (realmente um lindo carro), da prova de 1961, Sam Hanks (piloto do pace car) não teve dúvidas: a presenteou com o modelo.

Mulher na pista
A modelo americana Elaine Irwin Mellencamp foi a primeira mulher a pilotar um pace car, em 2001. Na verdade, foi um utilitário esportivo, o Oldsmobile Bravada...

Rato na Pista
Emerson Fittipaldi pilotou (e ganhou) um Corvette Z-06, em 2008. Dizem que o nosso Rato morre de ciúmes  deste Corvette. Só ele pode tocá-lo. Emerson tem um sua garagem dois outros pace cars, pelas vitórias em 1989 e 1993 (um Pontiac Trans Am e um Camaro Z-28, respectivamente)

Ricos & Famosos
Algumas personalidades já pilotaram o pace car da Indy: General Colin Powell (2005); os atores Morgan Freeman (2004), Jay Leno (1999), Jim Caviezel (2002), Anthony Edwards (2000) e James Garner (1985); esportistas como o tricampeão de F1 Jackie Stewart (1979), o ciclista vencedor de 7 edições da famosa Tour de France, Lance Armstrong (2006) e o corredor da NASCAR e cantor country Marty Robbins (1976). Henry Ford II (presidente da Ford, em 1946), altos executivos de montadoras de veículos e campeões da Indy 500, entre outras personalidades.

A lista de todos os pace cars e seus pilotos pode ser acessada na wikipedia:
http://en.wikipedia.org/wiki/Indianapolis_500_pace_cars (no idioma inglês)

Nenhum comentário:

Postar um comentário