segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

Os Pace Cars da Indy 500 - Uma história dentro da História (Parte I)

Eles estão presentes desde 1911, a primeira edição das 500 Milhas de Indianapolis e representam a evolução do automóvel em um século. Selecionei um carro para representar cada década, e confesso que não foi uma tarefa fácil - todos, sem exceção, tem uma história fascinante.
Fundamentais numa prova cuja largada é lançada, ou seja, os carros partem em movimento para a corrida, os pace cars ditam o velocidade e previnem contra eventuais problemas mecânicos que possam ocorrer nas voltas iniciais. A "Formula Indy" utiliza este sistema de segurança em todas as suas provas.
Acompanhem esta viagem no tempo através de alguns carros que tiveram a honra de pertencerem ao restrito grupo dos pace cars da Indy 500.

1911 - Stoddard Dayton - Pilotado por Carl Fisher (Fundador do Indianapolis Motor Speedway)
Top de linha à sua época, o Sttoddard-Dayton não foi escolhido à toa para ser o primeiro pace car da Indy 500. Enquanto as nascentes Ford e General Motors priorizavam baixar custos de produção e popularizar as vendas de seus carros através de linhas de produção, a Dayton Motor Car Co. construía seus modelos artesalmente, com materiais de alta qualidade, para um público diferenciado.

1927 - Duesemberg - Pilotado por Fred Duesenberg (Co-Criador da marca)
Nascida em Auburn, Indiana, mas com sangue alemão - assim podemos definir a Duesenberg.
Fundada pelos irmãos Fred e August Duesemberg, alemães de  Kirchheide ,construiam obras de arte sobre rodas. Muitos afirmam que várias montadoras européias inspiraram-se nos conceitos dos Duesemberg (principalmente a Daimler-Benz). Os Duesy (apelido carinhoso da marca) disputaram provas nas primeiras décadas do século XX, quebrando recordes de velocidade e, sobretudo,  as vitórias  nas 600 Milhas de 1924, 1925 e 1927. A fábrica fechou suas portas em 1937, devido à consequencias da Crise de 1929, mas o nome Duesenberg permanece como símbolo de uma época.

1934 - LaSalle Model 350 - Pilotado por Williard Rader 
A LaSalle foi uma marca da General Motors, ligada à divisão Cadillac, encerrada em 1941.
O Model 350 tinha linhas que denotam a preocupação com a aerodinâmica, inspirada nos aviões da época. De estilo elegante, seu motor V8 proporcionava um desempenho voltado à condução esportiva.
Sem dúvidas, um dos mais belos e inovadores carros de seu tempo.

1941 - Chrysler-Newport Phaeton - Pilotado por A.B. Couture
Apenas seis exemplares deste belíssimo carro foram produzidos,  fato que torna o Chrysler-Newport o único pace car da Indy que não foi produzido em escala industrial.
Suas linhas futuristas, sem os característicos estribos laterais, com rodas traseiras cobertas e os inovadores faróis escamoteáveis fizeram dele um capítulo à parte na história das famosas 500 Milhas. As tendências que este modelo antecipou estão presentes até hoje.

1955 - Chevrolet Bel-Air - Pilotado por Thomas H. Keating (Gerente Comercial da GM)
Os anos dourados e seus famosos tailfin (rabos de peixe)...
O Chevrolet Bel-Air foi um ícone dos anos 50, como os drive-ins , o rock ´n roll e o milk-shake.
Sucesso absoluto de vendas, agradava desde pacatos pais de família até a juventude transviada.
Retrato definitivo de uma época.

1969 - Chevrolet Camaro - Pilotado por Jim Rathmann (Vencedor da Indy 500 de 1960)
Definição do termo Muscle car: Carro esportivo clássico, equipado com motores de grande potência.
O Chevy Camaro ilustra perfeitamente este conceito. Foi escolhido pela primeira vez como pace car para a Indy 500 de 1967. Seu estilo agressivo e robusto evocam velocidade e desempenho. 
Seu desenho é eterno, como as obras de arte.

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